Fábio B. Coutinho
“Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (Êx 33.14-15)
Quando Deus disse estas palavras a Moisés, este havia descido do Sinai com as tábuas da Lei e visto o povo na idolatria. O capítulo 32 de Êxodo narra que Arão cedeu ao clamor do povo e fez um bezerro de ouro e Israel se prostou diante dele. Deus se irou contra o povo e quis destruí-lo, Moisés intercedeu por eles e pediu a Deus misericórdia e graça. O Senhor atendeu a oração do seu servo.
Até à terra prometida a jornada era grande. Inúmeros desafios seriam enfrentados e o desconhecido estava diante de Israel. Eles precisavam desesperadamente de Deus, sem o qual a jornada seria impossível. Assim como eles, nós também começamos uma jornada rumo a um ilustre desconhecido chamado de ano 2023 e carecemos da presença do Deus Altíssimo ao nosso lado.
O que você pretende levar nessa jornada além de sonhos, esperança, projetos, metas e decisões? Quem vai caminhar com você? Quem será o seu melhor amigo e companhia? Em quem você buscará forças para os momentos de lágrimas, dor, angústia e aflição? Quem estará com você comemorando as suas vitórias?
O pedido de Moisés no verso acima (Êx 33.15) expressa, em outras palavras, que:
1. Deus é o companheiro imutável: O próprio Senhor garante a Moisés: “A minha presença irá contigo”. Ele é a melhor companhia para uma jornada, pois o que prometeu sempre cumprirá (Js 23.14 – Tg 1.17).
2. Deus é o companheiro pessoal: “A minha presença irá contigo”. Deus é o único capaz de nos assistir quando as trevas circundarem o nosso caminho. Ele é o companheiro pessoal e sempre presente em uma jornada rumo ao desconhecido (Sl 139). Moisés sabia que sem a presença de Deus em sua vida seria inútil lutar por qualquer coisa.
3. Deus é o companheiro confortador: “eu te darei descanso”. Em sua jornada, possivelmente, existirão momentos em que estará exausto, estressado e precisará de alguém que lhe dê conforto e descanso. Como diz o Salmo 23: “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera a alma…”.
4. Deus é o companheiro insubstituível: “se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar”. Moisés e o povo podiam ter a presença de um anjo, contudo, não dispensaram a companhia de Deus. Nada e nem ninguém podem substituir o Senhor. Ele é singular, imprescindível, insubstituível.
Que Jesus, o “Emanuel – Deus Conosco”, seja a sua melhor companhia para 2023, bem como por toda a eternidade!