4 Marcas do Verdadeiro Conhecimento de Deus

4 Marcas do Verdadeiro Conhecimento de Deus

Se você assistiu à trilogia Matrix é provável que se lembre da emblemática lição de Morpheus em Neo, quando disse: “Cedo ou tarde, você vai aprender, assim como eu aprendi, que existe uma diferença entre conhecer o caminho e trilhar o caminho”.

De fato, possuir conhecimento a respeito de algo não implica necessariamente vivenciá-lo. Pense, por exemplo, na dieta e nos exercícios físicos que você sabe que precisa fazer, mas sempre ficam para a próxima segunda-feira; pense ainda no planejamento financeiro anual que sucumbe às compras impulsivas de uma tarde no shopping; ou ainda nos trabalhos e estudos da faculdade, que sempre ficam para os “45min do 2º tempo”. Enfim, há uma enormidade de exemplos que poderíamos listar sobre as dificuldades que temos para trilhar o caminho que conhecemos.

Com relação à fé, não é diferente. Uma coisa é conhecer acerca de Deus, outra coisa é conhecê-lo, intimamente, de modo que a vida seja transformada por ele. Nesse sentido, é até mesmo possível que alguém saiba muito sobre Deus, mas não carregue consigo as marcas daqueles que verdadeiramente o conhecem. Em muitos casos, a teoria não se traduz em prática.

Então, pensando nas dificuldades de sermos coerentes com a fé que dizemos possuir, expresso aqui, com base nos escritos de J. I. Packer, em seu livro “O Conhecimento de Deus”, quatro caracteristicas de quem verdadeiramente está conhecendo a Deus e experimentando, diariamente, desse conhecimento.

  1. Aqueles que conhecem a Deus têm grande força para Deus. Conhecer verdadeiramente a Deus significa ser forte e ativo (Dn 11.32). Significa comprometer-se com a fé cristã e lutar por ela. Significa orar pela expansão do reino de Deus e entregar-se a ele. Aqueles que conhecem a Deus usam da força que receberam do próprio Deus para proclamar o evangelho.
  2. Aqueles que conhecem a Deus têm grandes pensamentos a respeito de Deus. Conhecer verdadeiramente a Deus significa ainda encher a mente com as verdades que as Escrituras revelam sobre ele. Significa esforçar-se para constantemente se lembrar da soberania, do poder e da glória do Altíssimo, pois, como disse o profeta, não há quem possa deter sua mão (Dn 4.35). Quem o conhece, admira-o.
  3. Aqueles que conhecem a Deus mostram grande coragem para Deus. Conhecer verdadeiramente a Deus significa também ser corajoso o suficiente para não negar o nome de Deus diante das hostilidades do mundo. Significa enfrentar as circunstâncias adversas sendo fiel a Deus e à sua Palavra. É ter coragem para dizer não às coisas que estão fora da vontade dele.
  4. Aqueles que conhecem a Deus alcançam grande contentamento em Deus. Por último, conhecer verdadeiramente a Deus significa se alegrar nele. Aqueles que o conhecem, e prosseguem em conhecê-lo, são marcados pelo contentamento. Afinal, ele é a fonte de todo prazer.

Enfim, conhecer a Deus, e não somente saber a respeito dele, implica viver de modo diferente. Força, admiração, coragem e alegria são algumas marcas de alguém que está realmente trilhando o caminho. E você, tem conhecido a Deus ou apenas sabe sobre ele?

Eron Franciulli C. Júnior