A oração agradável a Deus

A oração agradável a Deus

Fábio B. Coutinho

Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade
(Sl 145.18)

            Não são poucas as vezes que ouço a seguinte pergunta: pastor, como eu faço para aprender a orar? E a minha resposta é: leia a Bíblia. Assim você aprenderá como agradar a Deus e ore como os grandes servos e servas de Deus do passado oraram. Ainda assim, percebo que a resposta não satisfaz totalmente a necessidade da pessoa que fez a pergunta.

            Falar ou escrever sobre oração é algo relativamente fácil. No entanto, viver uma vida de oração e em conformidade com a Palavra de Deus se torna algo bem mais complexo. A oração não é uma matéria teórica, mas uma disciplina prática e diária para o cristão. Quanto mais orarmos, mais aprenderemos a nos comunicar com o nosso Senhor.

Uma outra dúvida que surge é: o que nós podemos fazer ou de que maneira devemos orar para que a nossa oração seja agradável a Deus e assim ele nos ouça? Essa pergunta, é, precisamente, a pergunta de número 117 do Catecismo de Heidelberg, um documento confessional protestante, escrito em 1563. Vejamos as respostas:

Primeiro, devemos invocar, de todo o coração, o único e verdadeiro Deus que se revelou a nós em sua Palavra e orar por tudo o que ele nos ordenou para pedir. *(Caso contrário, experimentaremos o que escreveu Tiago em sua Epístola: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” – Tg 4.3)

Segundo, devemos conhecer, muito bem, nossa necessidade e miséria, a fim de nos humilharmos perante a sua majestade. *(Precisamos entender que somos pequenos demais diante do glorioso Senhor Criador dos céus e da terra e clamarmos como o publicano: “Ó Deus, sê propício a mim pecador!” – Lc 18.13b)

Terceiro, devemos ter a plena certeza de que Deus, apesar de nossa indignidade, quer atender a nossa oração por causa de Cristo, como ele prometeu em sua Palavra. *(No Evangelho de João 16.23 lemos as seguintes palavras de Jesus: “[…] Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vô-la concederá em meu nome”.

Se, ainda assim você tiver dificuldades em saber como deve orar ou como a sua oração pode agradar a Deus, faça como fizeram os discípulos quando estavam com Jesus orando em um determinado lugar. Eles pediram: “Senhor, ensina-nos a orar…” (Lc 11.1).

*Os textos em parênteses são conclusões minhas com base nas respostas do Catecismo de Heidelberg.