Confiança em Deus – Uma certeza Inabalável

Confiança em Deus – Uma certeza Inabalável

Fábio B. Coutinho

“Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam.” (Sl 9.10)

Confiança é a crença de que algo não falhará. Vou exemplificar: em se tratando de um objeto como uma cadeira, cremos que quando nela nos sentarmos, ela ficará firme e não quebrará. Se for um automóvel, cremos que ele nos levará até ao local que desejamos com a segurança e agilidade que necessitamos. Se for um alimento, cremos que ele nos dará os nutrientes que desejamos ou precisamos. Em se tratando de uma pessoa, é a crença na moral, na sinceridade, na discrição e na competência dessa pessoa. 

Infelizmente, vivemos em um período da história no qual a confiança tem sido um valor absolutamente instável. Em que ou em quem podemos confiar? Olhamos ao redor e vemos pessoas que nos pareciam confiáveis, mas de repente, percebemos essas mesmas pessoas tramando armadilhas e fragilizando esse importante elo para um verdadeiro relacionamento humano. Por outro lado, grandes instituições que pareciam quase inabaláveis estão ruindo. Leis bem elaboradas e robustas, estão sendo revogadas e mudadas. E assim, algumas perguntas sempre retornam à nossa mente: Em quem confiar? No que confiar? Onde ou em quem devo me ancorar?

Em meio às suas mais profundas dúvidas e desilusões, quero lhe apresentar um porto seguro. Para isso, trarei à lembrança dois episódios. No primeiro, havia um grupo de homens perdidos no meio de uma tempestade. A confiança se esvaía, estavam aterrorizados e perdidos. Até que, no meio do mar, perceberam alguém que andava na direção deles e que em seguida acalmou os ventos e a fúria do revolto mar. O segundo, foi um pai que estava profundamente angustiado por causa da enfermidade de sua filha, até que encontrou com um homem que lhe disse: “Não tenha medo…”. Nesses dois acontecimentos, vemos que para a instabilidade e a falta de confiança, Jesus é a única resposta.

Quando lançamos a nossa confiança em Jesus, ela torna-se inabalável e nada é capaz de removê-la e a isso chamamos de fé. Se você conhece ao Senhor do universo, tem uma familiaridade experimental com as suas misericórdias e nele deposita a sua confiança, sabe que os que esperam no Senhor serão contemplados.  Aliás, quanto mais conhecemos a Deus, maior será a nossa confiança nele. Aquele que recebeu a Cristo como seu Senhor e Salvador, experimenta o firme alicerce de suas promessas. Que a nossa confiança esteja depositada nas mãos daquele que nunca falha.