Pr. Fábio B. Coutinho
“…eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Is 7.14)
O nascimento de Jesus não foi um acidente na história, foi um plano concebido na eternidade. Tudo foi minuciosamente preparado por Deus para que o Seu Filho adentrasse na história humana. Antes de nascer no tempo e na história, Jesus habitava na eternidade (Jo 1.1 e 14). O anúncio do nosso Redentor tem seu início em Gênesis 3.15 após a queda do homem. Lá ele é descrito como o descendente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente.
Ao examinarmos as páginas do Antigo Testamento, veremos inúmeras promessas de Deus a respeito da vinda de Seu Filho à terra e observaremos vários acontecimentos que apontam para o nosso Redentor. Êxodo 12 apresenta o cordeiro pascal representando Cristo. Levítico aponta para o sacerdócio da tribo de Levi que foi uma “sombra” do sacerdócio de Cristo e teve fim, contudo, o sacerdócio de Jesus é eterno (Hb 7.20-24).
Jesus é profeta maior que Moisés (Dt 18.15), é também o descendente de Davi que está assentado no trono para sempre (2Sm 7.12-13). Ele é o Redentor no qual Jó lançou a sua esperança (Jó 19.25) e em quem repousamos a nossa fé. Isaías o anunciou como Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz (Is 9.6). Já o profeta Miquéias profetizou que Jesus nasceria em Belém e Malaquias o chamou de Sol da Justiça (Ml 4.2). Inúmeras outras profecias ou analogias diretas podem ser encontradas lendo a Escritura do Antigo Testamento.
Não precisamos ter dúvida alguma de que Jesus nasceu e viveu cumprindo todas as profecias que foram anunciadas a seu respeito. Se você é um leitor do texto bíblico já percebeu que o nascimento do nosso Redentor e a sua vida foram minuciosamente planejados por Deus.
No mês de dezembro celebramos o Natal. Natal é o anúncio da Redenção que se cumpriu com a vinda de Jesus ao mundo. Natal é a história do amor de Deus por nós, do eterno entrando no tempo para habitar entre nós, a história do Rei que se tornou servo, do Cristo Emanuel, que quer dizer: Deus conosco. Celebre o Natal com alegria e louvor a Jesus, que ele seja o centro da Festa e o centro de sua vida.