É muito comum ouvirmos que o Antigo Testamento não se aplica mais a nós, e que o Deus do Antigo Testamento é diferente do Deus do Novo Testamento. Isso simplesmente não é verdade.
A verdade é que todo o Antigo Testamento é Cristocêntrico e aponta para o Messias; como vemos pelas própria afirmação de Jesus:
“Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras” (Lc 24.25-27).
Como perceber, então, que o livro de Êxodo aponta e nos revela Cristo?
Os acontecimentos relatados no livro de Êxodo são paradigmáticos da maior libertação que recebemos por meio de Cristo: a liberdade da escravidão do pecado. No Novo Testamento, Mateus estrutura seu evangelho com base no modelo de Êxodo de tal forma que demonstre essa libertação maior e definitiva que recebemos em Jesus Cristo. Veja a tabela abaixo:
Êxodo | Mateus |
1. Começa com uma genealogia (1.1-5) | 1. Começa com uma genealogia (1.1-17) |
2. Nascimento do salvador (2.1-10) | 2. Nascimento do Salvador (1.18-25) |
3. Faraó persegue Israel (1.8-14; 2.11) | 3. Herodes persegue os judeus (2.1-12) |
4. Moisés foge do Egito (2.15) | 4. Jesus foge ao Egito (2.13-15) |
5. Faraó manda matar recém-nascidos meninos (1.15-22) | 5. Herodes manda matar recém-nascidos meninos (2.16-18) |
6. Israel atravessa o Mar Vermelho (14.1-31) | 6. Jesus é batizado (3.13-17) |
7. Israel é tentado no deserto por 40 anos (Números) | 7. Jesus é tentado no deserto por 40 dias (4.1-11) |
8. Entrega da lei no Monte Sião (20.1ff) | 8. Sermão do Monte – verdadeiro significado da lei (5.1-7.29) |
Ademais, o clímax da libertação dos Israelitas do Egito é a instituição da Páscoa, onde Deus julga o Egito e resgata o Seu povo.
Esse ato aponta ao clímax da libertação do crente da escravidão do pecado: assim como o cordeiro na Páscoa tinha seu sangue derramado, Jesus derramou Seu sangue para lavar o povo de Deus de seus pecados e satisfazer a justiça divina (Jo 1.29; 1 Pe 1.19).
Assim como Israel no Antigo Testamento foi coberto pelo sangue do cordeiro, a Nova Israel é coberta pelo sangue do Messias, “pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado” (1 Co 5.7).
Todas as Escrituras, inclusive o Antigo Testamento, apontam à Pessoa e obra de Jesus Cristo. Cabe a nós não nos satisfazermos com respostas superficiais sobre as verdades profundas e complexas das Escrituras. Cabe a nós meditarmos na lei do Senhor dia e noite, pedir sabedoria e iluminação do Espírito de Deus para que consigamos entender até as passagens mais difíceis da Bíblia e como elas apontam ao nosso Salvador.