Atualmente, muito se fala da responsabilidade do pastor como pregador das Escrituras. E nesse sentido, os ministros têm sido encorajados a se qualificarem continuamente, a fim de exporem com fidelidade, clareza e profundidade a Palavra de Deus.
Contudo, pouco se fala da responsabilidade do crente no culto, especialmente de seu papel no momento da pregação. Quantos se preparam adequadamente para ouvir o ministro pregar? Infelizmente – sendo otimista – pouquíssimos. Como constatou J. I. Packer: “Costumamos lamentar, hoje em dia, que os ministros não sabem pregar; mas não é igualmente verdadeiro que nossas congregações não sabem ouvir?”.[1]
O problema está no fato de muitos cristãos não saberem ao certo o que é o culto. Veem-se como meros expectadores em um teatro. Ao invés de irem à igreja prestar culto ao Senhor, vão apenas assisti-lo. Consequentemente, no momento da pregação, depositam sobre o ministro todo o anseio de serem entretidos, animados, confortados etc., isentando-se de toda responsabilidade. Se o pregador não atingiu as expectativas, então “o culto não foi bom”.
Spurgeon resumiu com precisão esse grave problema e exortou: “Ouvir corretamente o evangelho é uma das partes mais nobres da adoração ao Altíssimo. É um exercício mental em que, quando corretamente praticado, todas as faculdades do homem espiritual são chamadas à realização de atos de devoção. Ouvir reverentemente a Palavra exercita a nossa humildade, instrui a nossa fé, engolfa-nos em raios de fulgente alegria, inflama-nos de amor, inspira-nos zelo, e nos eleva até o céu”.[2]
Portanto, se você deseja ser “elevado ao céu” por meio da poderosa Palavra de Deus, você deve, antes, preparar-se para ouvi-la. Há algumas maneiras práticas de fazer isso. Sem ser exaustivo, abaixo seguem algumas sugestões.
- Ame a Deus acima de todas as coisas e deseje conhecê-lo. O preparo mais importante é, certamente, amar a Deus de todo o coração, alma, forças e entendimento (Lc 10.27). Somente amando a Deus integralmente, com tudo o que somos, teremos o interesse de conhecê-lo por meio de sua Palavra. Ter esse desejo em nossa mente e coração é fundamental quando ouvimos a Escritura sendo exposta.
- Dependa do Espírito Santo. Ore ao Senhor antes de prestar o culto e suplique que o Espírito conceda a você iluminação para compreender a verdade revelada. Somente o autor das Escrituras pode abrir nossos olhos para isso.
- Durma o necessário na noite anterior. Se possível, vá para a cama mais cedo. Dormir bem evitará que você fique sonolento durante o culto e desatento à pregação.
- Deixe tudo preparado com antecedência. Passar as roupas que serão usadas, comprar alimentos para o café e abastecer o carro no dia anterior são formas práticas de tornar o domingo menos corrido. Fazer isso evitará atrasos e aborrecimentos que, certamente, afetarão você ao cultuar.
- Perceba suas necessidades físicas. Alimente-se e hidrate-se o suficiente para não se sentir desconfortável durante o culto. Sentir fome ou sede atrapalhará você. Contudo, hidratar-se demais pode deixa-lo igualmente desconfortável.
- Concentre-se durante a pregação. Durante o culto, e mais especificamente durante a exposição da Palavra – na qual não há interatividade como nos cânticos e orações – você será tentado a divagar em outros pensamentos. Além disso, haverá distrações externas, como um bebê chorando, um som diferente na rua, alguém que se levanta ao seu lado etc. Portanto, cabe a você se disciplinar e manter o foco no que está sendo falado. Escrever os principais pontos do sermão e o que está sendo exposto pode ajudá-lo nessa tarefa.
- Treine sua concentração em momentos do seu dia. Ler durante a semana pode ser útil, uma vez que hoje são muitos os estímulos que recebemos diariamente, fazendo com que a tarefa de se concentrar somente numa atividade seja algo estranho e difícil a nós. Então, nada melhor do que preparar sua concentração para pregação dominical lendo a própria Bíblia durante a semana.
Certamente, são muitos os desafios de se preparar adequadamente para cultuar ao Senhor e ouvir sua Palavra. E se o seu coração não estiver completamente entregue a ele, você deixará de receber conforto, auxílio, repreensão, alegria, paz e tantas outras dádivas que a Palavra de Deus oferece aos crentes.
Todo domingo, onde há exposição fiel das Escrituras, Deus fala. A questão é: você está ouvindo?
Eron Franciulli Coutinho Jr
[1] PACKER, J.I. Entre os Gigantes de Deus: Uma visão puritana da vida cristã, São José dos Campos, SP., FIEL, 1996, p. 275
[2] SPURGEON, Charles H. Lições aos Meus Alunos, São Paulo, PES., 1982, Vol. 2, p. 64.
2 Comments
Lenusa
Muito interessante,não devemos assistir o culto e sim prestar culto…Cada dia aprendendo mais.
miguel
A atenção plena à exposição bíblica permite inclusive que a nossa consciência crítica de nós mesmos interaja com a pregação do evangelho, culminando-se no ápice da nossa odoração a Deus, com a qual cultuamos o Nosso Senhor.
Commenting has been turned off.