O Salmo 127 nos diz, “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá…Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles!”. Filhos são tidos na Bíblia como recompensa e benção de Deus.
Confesso que em meio aos choros e birras, noites mal dormidas e troca de fraldas, às vezes é difícil enxergar bem, como e porque a Bíblia nos diz que filhos são bênção e recompensa. Presumo não estar sozinho nessa, então aqui vão cinco versículos que nos ajudam a entender o que isso significa e como os filhos nos são benção:
1. Jeremias 1:5 – “Antes de formá-lo no ventre eu o conheci; antes de você nascer, eu o separei e designei profeta às nações.” Este versículo nos lembra da soberania de Deus, que ele conhece nossos filhos muito melhores que nós mesmos e antes de ser nossos, as crianças pertencem a Ele.
2. Mateus 18:1-3 – “… Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.” Crianças são exemplos a nós de como devemos nos relacionar com o Pai!
3. 3 João 1:4 – “Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade”. Em nosso relacionamento com nossos filhos, ao educá-los, nos alegrarmos com eles, nos entristecermos com eles, fazermos “de tudo” para eles, temos um pequeno reflexo de como Deus se sente em seu relacionamento conosco.
4. Efésios 6:4 – “Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor”. Nossos filhos nos ajudam a priorizarmos o que é de fato importante nessa vida. É verdade que o professor aprende mais que o aluno! Que enorme privilégio então sermos os principais professores do Evangelho aos nossos filhos!
5. Provérbios 20:7 – “O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!” Deus nos dá o privilégio de criarmos e abençoarmos assim como ele o faz.
A Bíblia está repleta de outros versículos que demonstram o quão importante a criança é a Deus. Em seu ministério terreno, Jesus dava enorme importância às crianças e “pequeninos”.
Os filhos nos ajudam a entender o Evangelho sob a ótica de quem o fez – Deus – e ainda são um reflexo de nosso próprio relacionamento com o nosso Pai.
Em meio às noites mal dormidas, choros e dificuldades de se criar os filhos, é importantíssimo que ajustemos nossa visão e analisemos nossa vida sob a ótica do Evangelho.
Sim, filhos são benção, inclusive, Deus intenciona até mesmo as dificuldades para nosso amadurecimento e bem!