Valdeci Santos
O segundo lema da Reforma Protestante foi sola fide. Esse moto afirma que somente pela fé o crente pode desfrutar das bênçãos da salvação concedidas por Cristo. Tanto a frase sola fide quanto o princípio sola gratia expressam o ensinamento apostólico registrado em Efésios 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.
Esse princípio enfatiza que o justo [o justificado] vive pela fé e continua crendo em Jesus como o seu único e suficiente Redentor. A obra de Cristo pelo pecador é suficiente para a salvação de todo o que nele crê. Assim, a condição para a salvação continua sendo: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16.31).
Em uma época em que a religião dominante na Europa ensinava que a fé, para ter efeito salvador, necessitava ser complementada pelas boas obras e atos de caridade, os reformadores protestantes destacaram o princípio bíblico de que a justificação é somente pela fé em Cristo.
O fundamento escriturístico dessa verdade pode ser encontrada em textos como: Efésios 2.8-9 e Filipenses 3.9. De fato, a fé é o meio pelo qual o crente é unido à Cristo e desfruta das bênçãos de ser declarado justo por Deus com base nos méritos do Salvador.
Sem a fé pessoal em Cristo como Salvador, tudo que Jesus fez na cruz, bem como todo conhecimento teológico que alguém pode obter ao longo de sua vida, não possuem significado algum para o indivíduo. Pela fé o cristão se apropria dos benefícios conquistados por seu Redentor.
Contudo, salvação somente pela fé não significa que o crente está desobrigado de obedecer aos ensinamentos bíblicos e nem precisa se esforçar para viver segundo a vontade do Senhor. A verdadeira fé nunca permanece sozinha, mas ela é sempre acompanhada de seus frutos benditos.
Obediência a Deus e amor ao próximo são resultados diretor da fé salvadora. Nesse sentido, as boas obras são praticadas como gratidão a Deus e expressão da verdadeira fé e nunca como seus complementos.