Sola Scriptura

Sola Scriptura

Um resumo das principais ênfases da Reforma Protestante do século 16 tem sido comumente chamado de “as cinco solas” da Reforma.

“Sola” é uma palavra latina que significa “somente” e as cinco solas se tornaram o slogan da Reforma, pois elas resumem os princípios teológicos dos reformadores em contraste com o ensino religioso do catolicismo romano da época.

Cada um desses cinco tópicos ressalta o Evangelho da graça de Deus. As frases correspondentes a essas solas são: sola Scriptura, sola fide, solo Christo, sola gratia e soli Deo gloria. Essa semana comentaremos o primeiro desses tópicos.

Sola Scriptura afirma que somente a Bíblia possui autoridade final sobre os cristãos. O fundamento da Reforma Protestante foi o seu compromisso com a autoridade da Palavra de Deus, pois enquanto os religiosos da época defendiam a autoridade hierárquica da igreja, do papa e dos sacerdotes, os reformadores defenderam a centralidade das Escrituras na vida cristã.

As Escrituras são a fonte de autoridade dos cristãos tanto na fé quanto na prática. Isso não significa que os cristãos desconsiderem contribuições de outras áreas do conhecimento, mas que tudo o que diz respeito à revelação de Deus e sua vontade deve ser interpretado à luz das Escrituras. A Bíblia é a Palavra viva do Deus vivo e nela se encontra tudo o que é necessário para a vida e piedade (2Pedro 1.3).

É preciso que se compreenda que sola Scriptura também afirma “toda Escritura”, ou seja, cada um dos 66 livros da Bíblia foi inspirado pelo Espírito Santo. Logo, todos os Escritos Sagrados são úteis para:

“o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” .

(2Timóteo 3.16-17)

Dessa maneira, a Bíblia deve ser estudada e aplicada como uma unidade e não apenas aqueles textos que mais agradam aos seus leitores.

O Protestantismo da Reforma continua afirmando e mantendo seu compromisso com as Escrituras Sagradas. Por isso, as igrejas protestantes são enfáticas quanto à importância de o crente ler, estudar, conhecer e praticar a Palavra de Deus.