Soli Deo Gloria

Soli Deo Gloria

Os cinco solas (sola Scriptura, sola fide, solus Christus, sola gratia e soli deo gloria) se tornaram o slogan da Reforma Protestante. Essa ênfase não foi apenas um conjunto de frases sem sentido, mas um conjunto de verdades articuladas que levariam pessoas a atentarem para o ensinamento do Evangelho de Cristo.

Os reformadores esperavam que, ao fazerem isso, essas mesmas pessoas se voltassem para Deus, pela obra do Espírito em seus corações. Os “cinco solas” representam a síntese doutrinária do esforço dos reformadores em prol de um cristianismo vivo, bíblico e transformador.

Ao se refletir sobre soli deo gloria somos convidados a considerar que o propósito da existência humana é viver em comunhão com Deus e para a sua glória. Glória é algo que pertence somente a Deus! Ele é o Deus de toda a glória (2Timóteo 4.18 e Apocalipse 5.13).

Por essa razão, os reformadores mantiveram firmemente o ensino sobre a soberania de Deus em todos os aspectos da vida humana. Além do mais, enfatizaram que o propósito da existência é viver para a glória de Deus. Esse objetivo da vida tem sido amplamente ensinado no protestantismo.

Contrário à separação romana entre o sagrado e o secular, os crentes protestantes afirmam que “todo aspecto da vida” deve estar submisso ao senhorio de Jesus Cristo, pois ele é digno de toda glória.

A implicação clara desse ensino é que sem comunhão com Deus a existência humana se torna desesperadora, vazia e desprovida de significado. Deus criou o ser humano à sua imagem e para a sua glória, e o coração humano só encontra descanso quando descansado em Deus.

Além do mais, o objetivo de todo ser é dar glória a Deus somente, pois Paulo disse: “quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Coríntios 10.31). Por essa razão, o Catecismo de Westminster afirma que o principal objetivo da vida humana é “glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre”.

Atualmente, as pessoas acreditam que o alvo da existência é satisfazerem a si mesmas e buscar a felicidade a qualquer preço. O problema é que cada vez mais essas pessoas se encontram vazias e desprovidas do prazer que tanto anseiam. O fato é que o verdadeiro deleite só pode ser obtido quando as criaturas de Deus estiverem fazendo aquilo para qual foram estabelecidas nesse universo: viverem para a glória de Deus!

Valdeci Santos