Ao ler um texto bíblico, você já se sentiu desanimado por não compreender o que estava escrito? Creio que sim. Todos os cristãos, vez ou outra, experimentam essa dificuldade. Nem sempre é fácil assimilarmos as datas, as genealogias, as expressões, os costumes, os nomes, os números, e tantos outros detalhes que estão contidos na Bíblia, uma vez que vivemos em época e contexto diferentes daqueles que a escreveram.
Comumente, respondemos à essa dificuldade de três maneiras: 1) Abandonamos a leitura e arrumamos alguma desculpa para justificar nossa falta de perseverança; 2) Continuamos a leitura de modo displicente e mecânico, a fim de evitar o desgaste mental e nos sentirmos confortáveis com o “dever” cumprido; 3) Esforçamo-nos ao máximo para extrair os ensinamentos do texto, pedimos ajuda, e somos edificados pelo Espírito Santo que fala ao nosso coração. Obviamente, essa última, é maneira correta de lidarmos com as dificuldades que surgem na leitura das Escrituras.
Portanto, sabendo que todo cristão deveria se esforçar mais nessa disciplina espiritual, e que isso não é uma tarefa fácil, permita-me oferecer a você três maneiras de lidar com as dificuldades que podem surgir nessa jornada. Elas, certamente, não exaurem o assunto, mas creio que são de grande valia para nos ajudar a dar os primeiros passos nesse sentido.
- Ore e peça a Deus a iluminação do Espírito Santo. Você já pensou que não há ninguém melhor do que o Espírito Santo para lhe ajudar nessa tarefa? Ninguém conhece melhor um texto do que o seu autor não é? Foi ele mesmo quem inspirou os escritores bíblicos. Ele é o grande autor da Bíblia! Então, antes de iniciar sua leitura diária, ore e suplique a Deus para que o Espírito Santo dele o ilumine. Depender dele nessa tarefa é fundamental.
- Cada palavra é importante. Diferentemente de muitos de nós no ensino médio, os autores bíblicos não “encheram linguiça” quando escreveram a Bíblia. Cada palavra tem um motivo para estar ali. Então, quando você for ler um texto, considere tudo o que está escrito. Veja os substantivos, os verbos, os artigos, as conjunções, etc. Faça perguntas ao texto: Quem? Quando? Onde? Como? Por que? Para que? Elas o ajudarão e entender com maior clareza o que o escritor bíblico está dizendo. E lembre-se: a Bíblia é a revelação especial de Deus. Logo, em todos os textos, devemos procurar aprender mais sobre ele.
- Observe o contexto. Se você recebesse uma carta, você leria apenas um parágrafo dela e a guardaria? Creio que não. Você a leria toda, para compreender o todo. Com a Bíblia não é diferente. Para entendermos o que um texto está nos dizendo precisamos saber primeiro qual é o contexto daquelas palavras, pois é ele que vai clarear as nuances do que estamos lendo. O contexto nos indica a história, a argumentação, a ideia que está sendo trabalhada pelo autor, etc. Sem o contexto nossa leitura estará prejudicada – quando não equivocada! Então, observe o contexto ao ler um texto da Escritura Sagrada. Veja o “grande quadro”.
Seguindo esses passos é possível vencer as dificuldades da leitura da Palavra de Deus. Então, não deixe o desânimo vencer você. Peça ajuda a Deus e encare essa jornada. Afinal, não há nada mais gratificante e prazeroso do que conhecer a Deus em sua Palavra.
Eron Franciulli C. Júnior