Valdeci Santos
O hino Jesus Nasceu (Novo Cântico 237) é uma das músicas natalinas mais conhecidas e cantadas no cristianismo. Ele foi composto em pelo poeta e teólogo cristão Isaac Watts (1674-1748), um dos mais famosos escritores da hinódia cristã.
Embora esse hino seja geralmente cantado por ocasião das celebrações do Natal, ele não foi composto como uma obra natalina. Sua escrita fez parte de um projeto de poemas de Isaac Watts sobre alguns salmos. Ao chegar ao Salmo 98, o pregador fez uma conexão com a obra de Cristo, principalmente o seu ofício como Rei. Assim, ele interpretou o fato de o Senhor ter feito “notória a sua salvação” (Salmo 98.2) com a encarnação e o nascimento de Jesus.
A versão do hino cantada em português contém apenas duas estrofes, mas o original consiste em quatro estrofes. As duas estrofes que faltam em nossa versão proclamam que Cristo não permite mais que o “pecado e as tristezas reinem”, pois ele “governa o mundo com “verdade e graça”. Além do mais, é proclamado as nações “a glória de sua retidão” e as “maravilhas do seu amor”.
O hino Jesus Nasceu pode não ter sido composto com o propósito de se tornar uma canção natalina, mas ele certamente proclama o que aconteceu no primeiro Natal. Dessa forma, o povo de Deus pode se alegrar e cantar (com toda sua força), a maravilhosa verdade da encarnação e nascimento do Filho de Deus que nos livra da maldição do pecado e nos dá a vida eterna.
Nesse Natal que se aproxima, procure ocasiões de proclamar o nascimento de Jesus, não só na história, mas em seu próprio coração! Como diz a letra do hino: “Sim proclamai, em derredor, que foi por grande amor que à terra veio o Sumo bem, na gruta de Belém”. Você pode usar um ato de generosidade, uma oração ou mesmo uma conversação sobre o que Deus tem feito em sua vida.