Como receber críticas construtivas?

postado em: Pastorais

Valdeci Santos

              Você já foi criticado hoje? Provavelmente sim, pois nossas imperfeições se tornam mais evidentes aos olhos dos outros do que aos nossos próprios. Paulo escreve que não devemos pensar de nós “além do que convém” (Romanos 12.3) e, por isso, devemos ser honestos e modestos quando à nossa natureza falha.

              Receber críticas, por sua vez, não é uma experiência agradável. Ninguém gosta de conversas tensas quando suas ações, intenções e até caráter são colocados sob o microscópio de outra pessoa. No entanto, é importante compreender que receber observações críticas faz parte dos relacionamentos saudáveis, aqueles que nos ajudam a crescer em áreas que precisamos melhorar. Ademais, o sábio de provérbios afirma: “como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo” (Provérbios 27.17). Se bons amigos estão comprometidos com o crescimento mútuo, quanto mais deveriam estar aqueles que são irmãos?

              Se as críticas são inevitáveis, como podemos nos beneficiar delas? Como podemos receber críticas devidamente? Seguem abaixo algumas sugestões a serem consideradas sobre esse tópico.

1. Cultive o desejo de crescer

Reconheça que você não atingiu a perfeição e que, para crescer, à imagem de Cristo, você precisará da ajuda de outros para identificar seus erros pessoais. Também, Provérbios 12.1 afirma: “Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido”. Assim, ao invés de agirmos estupidamente, devemos receber críticas com o desejo de crescer para a glória de Deus.

2. Assuma a possibilidade de merecer críticas

O provérbio bíblico diz: “O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos” (Provérbios 12.15). Logo, é insensatez imaginar que não podemos ser ajudados pelas críticas daqueles que veem algo a ser corrigido em nós. O fato é que, na maioria das vezes, ficamos cegos em relação a nossas falhas.

3. Não se ofenda facilmente e não se vitimize

Nas lições aos seus alunos, Spurgeon certa vez sugeriu: “se alguém disser algo ruim a seu respeito, não se ofenda, pois você é pior do que ela pensa”. O fato é que na maioria das vezes nosso orgulho nos faz ignorar as críticas dos outros. Também, nossa atitude de vitimização interrompe o diálogo e a possibilidade de aprendizado por meio da crítica.

4. Peça explicações mais claras, quando necessário

Uma boa maneira de responder à crítica é agradecer a pessoa pela repreensão feita e pedir mais explicações. Peça, por exemplo, para a pessoa oferecer sugestões de como você pode crescer nas áreas criticadas. Transforme e crítica em um diálogo que ajuda você e a outra pessoa a interagirem melhor. Que tal ainda convidar a pessoa para orar com você pelo assunto abordado?

5. Aceite que as críticas carregam, ao menos, alguma verdade

Nenhum de nós é infalível. Portanto, é possível que aquilo que as pessoas afirmam observar de errado em nós tenha algum fundo de verdade. Dessa forma, ao invés de descartar prontamente a crítica apresentada, procure analisar suas intenções e ações à luz do que que foi dito, para que você possa distinguir o ponto no qual a crítica foi legítima.

O alvo de Deus para o crente é que ele cresça à imagem de Cristo (Romanos 8.29). Se o Senhor, em sua providência, quiser usar a crítica que alguém faz a nosso respeito para atingir esse propósito, que Ele seja glorificado nisso. Assim, é bom envidarmos esforços para aprender a receber devidamente as críticas feitas a nós.

Comentários estão fechados.