O Arauto de Cristo Jesus

postado em: Pastorais

Prs. Fábio Coutinho e Valdeci Santos

“…Eis que envio o meu mensageiro adiante de você, o qual preparará o seu caminho. Voz que clama no deserto: preparem o caminho do Senhor, endireitem as suas veredas.” (Mc 1.2b-3)

                Após 400 anos de silêncio profético (entre o Antigo e o Novo Testamento), eis que Deus levantou João Batista, o último dos profetas da antiga aliança. Como disse Jesus: “A Lei e os Profetas duraram até João…” (Lucas 16.16).  É interessante notar que João não surgiu das classes privilegiadas, como a família sacerdotal ou real. Ele não foi escolhido por Deus em um palácio, mas veio como resposta à oração de seus pais, fruto de profecia e certamente um milagre de Deus à humanidade.

João foi o emissário de Deus, encarregado de anunciar que o Salvador Jesus já estava presente no tempo e espaço humanos. Ele foi o precursor do Messias e apontou o Deus encarnado, vestido a pele humana, com a missão de ser o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29). João não buscou holofotes e nem glória para si mesmo, pelo contrário, sempre apontou para Jesus e afirmou: “Eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor” (João 3.28) e ainda: “Convém que ele cresça e que eu diminua” (João 3.30). Ele foi um arauto a proclamar o verdadeiro Rei a um mundo em decadência!

Deus ainda utiliza arautos, homens, mulheres e crianças que estejam dispostos a espalhar a Boa Nova de grande alegria, o genuíno Evangelho de Cristo Jesus e a mensagem de que nosso Rei está retornando. Deus ainda utiliza pessoas simples como anunciadores a nobre mensagem sobre seu Filho. O exemplo de João nos orienta sobre como agir como verdadeiros arautos do Senhor.

  1. No coração do arauto há uma missão: A pregação do Evangelho de Cristo Jesus. João é descrito na Bíblia como sendo o “mensageiro”, enviado adiante de Jesus para preparar o caminho do Senhor. A missão de João não era ser um influenciador digital, mas um mensageiro real, levando muitos à Jesus.
  2. Em sua boca havia uma mensagem clara: O arrependimento para a remissão de pecados. João sabia que pecadores não podem herdar o Reino dos Céus e que Jesus veio para pagar o preço da redenção de pecadores. Assim, ele proclamou a todos que se arrependessem, fossem lavados de seus pecados e se voltassem para Aquele que batiza com o Espírito Santo (Marcos 1.7-8). Se queremos agir como arautos, nossa mensagem precisa ser clara e direta.
  3. Em sua mente havia uma determinação: Exaltar Cristo e glorificá-lo em todo momento. Vários evangelistas registram as palavras de João sobre Jesus: Convém que ele cresça e eu diminua. Essa pequena frase revela a determinação de João Batista em glorificar o Senhor Jesus. Na verdade, João glorificou Cristo tanto em sua vida como em sua morte, pois morreu como verdadeira testemunha do Senhor. Para um arauto, a existência só faz sentido se for para exaltar o seu Rei e Senhor.

Deus ainda usa arautos e você pode ser um desses instrumentos nas mãos do Senhor. Como você tem usado sua vida, seus dias e suas oportunidades? Você procura representar Jesus ou cuida apenas dos seus interesses pessoais?

Comentários estão fechados.