Recomendações aos que não querem ir à igreja

postado em: Pastorais

Pr. Jader Bruno Santos

            O Salmo 84 retrata um cristão que anseia por estar na presença de Deus e pela comunhão com o seu povo. No verso 2 lemos: “A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!”. O salmista entende que “aquele que habita na casa de Deus” comparece diante do Senhor (v. 7). Assim, a reunião semanal de cristãos na igreja não é um mero ajuntamento. No culto dominical, entramos na presença de Deus, de maneira coorporativa, pela mediação de nosso Sacerdote (Hebreus 12.22) e entramos no Santo dos Santos para “oferecer a Deus, sempre, sacrifício de louvor” (Hebreus 13.15).

Entretanto, muitas vezes, mesmo entendendo a importância do culto dominical, a verdade é que muitos não querem ir à igreja. Também, numa cidade como São Paulo, é tão difícil e cansativo cumprirmos mais uma obrigação no final de semana, que a igreja acaba sendo escanteada, colocada em segundo ou terceiro planos em nossas prioridades. Por essa razão, gostaria de encorajar a você, leitor, a considerar a pequena lista abaixo. Espero que ela ajude você a cultivar um desejo mais profundo pela escola e o culto dominical, antecipando as realidades espirituais e as bênçãos da adoração na presença de Deus.

  1. Ore para que Deus abra “os olhos do seu coração” para que você possa conhecer a esperança e as riquezas que são suas em Cristo Jesus (Efésios 1.18).
  2. Ore para que Deus o encha seu coração de cânticos de louvor e ação de graças, enquanto você medita nas grandes coisas que Ele fez (Efésios 5.19–20; 1Pedro 2.9).
  3. Ouça atentamente a Palavra de Deus conforme ela é lida e exposta, tanto na EBD como no culto público e responda com fé às Suas promessas e com obediência aos Seus mandamentos (Colossenses 3:16).
  4. Participe das orações públicas orando junto e dando continuidade a essas orações durante a semana (Efésios 6.18).
  5. Receba os sacramentos com fé e ações de graças (Lucas 22.19–20).
  6. Encontre companheiros crentes a quem você possa encorajar e servir após o culto (Hebreus 10.24).

Certametne existem vários obstáculos que enfrentamos ao tentarmos viver fielmente cultuando a Deus de maneira pública, aos domingos, na igreja local. Alguns desses desafios incluem realidades e desafios nos diferentes estágios da vida: discipular crianças pequenas, estudos universitários difíceis, horários de trabalho exigentes e problemas de saúde debilitantes. Nesses casos, a ausência ao culto público pode até ser justificada. Todavia, há, também, aqueles que pensam, equivocadamente, que ficar em casa seria mais repousante. Mas, Jesus, que oferece verdadeiro descanso (Mateus 11.28–30), convida a todos que recebam o seu julgo suave e leve, nos quais encontramos descanso para nossa alma.

Comentários estão fechados.