Como criticar de maneira construtiva?

postado em: Pastorais

Valdeci Santos

              Você já criticou alguém hoje? Provavelmente sim, pois a nossa natureza caída se alegra mais em observar o cisco no olho da outra pessoa do que reparar na trave em nosso próprio olho (Mateus 7.3-4). Mas, será que sabemos criticar? Há alguma maneira de fazê-lo de forma piedosa ou construtiva no corpo de Cristo?

              A Bíblia ensina que algumas críticas são fruto da inclinação pecaminosa e ciumenta entre os crentes (1Coríntios 3.3). Outros, por sua vez, fazem observações críticas sem sabedoria alguma, gerando confusão e toda espécie de coisas ruins (Tiago 3.14-16). Há até aqueles cujo propósito em criticar é, simplesmente, ferir e machucar os outros (Gálatas 5.15). Porém, o crente comprometido em representar corretamente Cristo em seus relacionamentos deve considerar atentamente para que as palavras de sua boca transmitam graça aos que ouvem (Efésios 4.29). Mas, como fazer isso mesmo quando oferecemos uma observação crítica? Há algumas sugestões quanto a isso nas linhas seguintes.

1. Que o alvo da crítica seja o crescimento espiritual

    O principal objetivo em todas as interações cristãs deveria ser ajudar a outra pessoa a crescer em Cristo (Efésios 4.14-15). Isso significa que a crítica deve visar a edificação e não a destruição ou desmotivação da outra pessoa.

    2. Critique de maneira humilde

          A soberba se alegra em apontar o erro da outra pessoa. Assim, se você estiver muito alegre em criticar alguém, isso pode ser um indicativo de orgulho em seu coração. Talvez a melhor maneira de criticar seja se identificando humildemente com a pessoa a ser corrigida.

          3. Juntamente com a crítica, ofereça encorajamento

          O encorajamento revela que você observa as áreas nas quais a pessoa tem crescido na graça do Senhor. Ademais, as pessoas não aprendem apenas pelas críticas, mas pelas expressões encorajadoras para que elas continuem na prática da boa obra. Todo remédio amargo é mais facilmente digerido quando acompanhado de algum incentivo.

          4. Seja claro quanto ao que está criticando

          Críticas genéricas geram confusão e desânimo. Quanto mais clara e objetiva for a crítica, haverá mais chances de o problema ser resolvido rapidamente. Por exemplo, você está criticando a pessoa ou algo que ela fez ou deixou de fazer? Se não queremos que outros levem críticas para o campo pessoal, devemos esclarecer o que deve ser corrigido!

          5. Seja gentil

          O amor é paciente e procura se comunicar de maneira agradável. Paulo instrui que toda correção deve ser feita “com espírito de brandura” (Gálatas 6.1). Gentileza não é indicação de fraqueza, mas de maturidade espiritual daquele que busca conduzir seu interlocutor ao arrependimento (2Timóteo 2.24-25).

          Criticar corretamente é uma área na qual todos nós precisamos crescer. Essas cinco sugestões podem nos ajudar nessa jornada rumo ao progresso nesse assunto.  

          Comentários estão fechados.