Fé comercial ou relacional?

postado em: Pastorais

Pr. Valdeci Santos

O que motiva as pessoas a buscarem Deus? É sempre perigoso generalizar a esse respeito, mas é possível afirmar que várias pessoas só buscam a Deus quando estão precisando de alguma coisa. Às vezes é a saúde física, mas há também a motivação financeira ou a justificativa relacional quando enfrentam uma crise amorosa. O fato de alguns recorrerem a Deus somente nos momentos de necessidade indica que elas se aproximam dele com uma “fé comercial”: elas buscam a Deus, e às vezes até servem a Deus, porque querem algo em troca. No entanto, ao longo das Escrituras, o Senhor se revela como alguém que deseja ser buscado por quem Ele é, e não apenas pelo que Ele pode oferecer. Deus quer que a fé de seus filhos seja “relacional” e que tenham prazer de se relacionarem como ele!

A situação fica mais grave quando observamos que nos últimos dias, até mesmo os cristãos parecem buscar a Deus para receber algo em troca e não pelo prazer da comunhão com Ele. Nesse sentido, esses cristãos falam de Cristo como se Ele fosse o “terapeuta eficiente”, o “gênio da lâmpada mágica”, o “Redentor bonzinho que nunca nos disciplina e nem corrige”, o “médico dos médicos” e assim por diante. Poucas vezes Jesus é lembrado ou adorado como sendo o Redentor que veio ao mundo para morrer pelos nossos pecados e receber a ira de Deus em nosso lugar. Poucas vezes consideramos que nossos pecados entristecem o Espírito Santo que Ele enviou como Consolador para habitar em nós! Poucas vezes lembramos que nosso procedimento pecaminoso é ofensivo a Deus!

A Bíblia apresenta Cristo como o Filho de Deus que se encarnou e derramou o seu precioso sangue na cruz para redimir seus seguidores. No terceiro dia após seu sepultamento, Jesus ressuscitou, obtendo assim vitória sobre a morte e a vida eterna para todos que confiam suas vidas a Ele. Esta é a razão pela qual Ele é o único caminho, pois não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12).

Ademais, Jesus morreu para redimir um povo para si, que se deleita na comunhão com Ele. Por isso, da mesma maneira como Jesus separava momentos em seu ministério terreno para ir a lugares solitários e orar ao Pai e desfrutar da intimidade com Ele, o cristão também deve cultivar os momentos para o seu relacionamento com o Senhor. Devemos buscar Deus por quem Ele é e não apenas pelo que Ele nos pode oferecer!

Comentários estão fechados.